Uma Macaca na Cidade (5)
DN: Eu também fui feliz no 266 da Av. da Liberdade
Lembro-me de ser miúda e de já admirar com fascínio o edifício do Diário de Notícias, na rotunda do Marquês de Pombal. Aquelas letras ao estilo New York Times, no cimo do prédio, faziam-me invariavelmente sonhar com o Clark Kent…
Quando comecei a formar na minha cabeça a ideia de vir a ser jornalista, aquele edifício começou a ganhar um peso acrescido no meu imaginário e desde cedo disse: “um dia vou trabalhar ali”.
Terminada a licenciatura (em Ciências de Comunicação), o nº 266 da Avenida da Liberdade foi a minha morada durante três meses de estágio curricular, onde aprendi lições para a vida (de jornalista e não só...). Cresci muito naqueles três meses, soube a tão pouco o tempo passado naquela redação. Vivia fascinada com tudo, com o facto de no dia seguinte ir no metro e ver pessoas a ler as notícias que eu tinha escrito (apetecia-me gritar: “eu sou parte disso, fui eu quem escreveu o que está a ler!”), queria absorver cada pormenor (sinto que não o fiz…) e hoje vejo como era tão ingénua face à profissão e à vida.
Guardo com carinho os “quero isso bem feitinho” do Luís Naves, o telefone vermelho do Licínio Lima, para onde o Leonardo Negrão me ligava do gabinete de fotografia a “dar música” (literalmente), as viagens de carro com os motoristas que nos contavam todas as tricas da redação, as pausas para cigarro e café nas escadas. Recordo ainda os camaradas que entretanto partiram, deixando a redação e o jornalismo mais pobre...
Na passada sexta-feira, o nº 266 da Av. da Liberdade deixou de ser o DN. O edifício que marca indubitavelmente a paisagem da cidade vai passar a acolher mais um hotel (acho eu…). O mesmo aconteceu recentemente com o edifício histórico da Rádio Renascença na Rua Ivens, no Chiado, com a RR a ser transferida para a Buraca. E assim vai mudando a paisagem da cidade…
O DN vai ter uma casa nova, nas Torres de Lisboa, e quero acreditar que em breve estará repleta de novas estórias e memórias.
Links para alguns posts sobre o fim do DN como o conhecemos, por quem lá viveu mais tempo que eu e por quem ainda lá vive (tudo em blogs fixes, de malta fixe, que aqui a macaca segue com regularidade):
http://agatachristie.blogs.sapo.pt/avenida-da-liberdade-266-375559
http://coconafralda.sapo.pt/adeus-diario-de-noticias-2091107
http://petit-secrets.blogs.sapo.pt/je-suis-dn-734971
http://quemsaiaosseus.blogs.sapo.pt/ultimo-dia-no-marques-1174507