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A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Uma Macaca na Cidade (45)

DESAFIO PALEO… ANYONE?

 

Bem sei que a especialista em Nutrição deste estaminé é a nossa querida Liliana Janicas, mas não resisti… É que este é um tema que me fascina, pela evolução que tem registado nos últimos anos e pela importância crucial que tem nas nossas vidas. Até o burro do Shrek sabe que “somos o que comemos!”. Cada vez mais, temos que ter consciência de que quando comemos estamos ou a curar ou a alimentar a doença/inflamação. Precisamos estar igualmente conscientes de que cada alimento/nutriente que ingerimos transmite determinada informação às nossas células…

Paleo.jpg

Em Outubro, tentei ser boazinha para com as minhas células e alimentá-las com “comida de verdade”. Pela segunda vez – a primeira foi em junho, com resultados visíveis e muito satisfatórios – alinhei num desafio paleo 28 dias e voltei a perceber que não foi assim tão difícil quanto inicialmente poderia parecer.

 

Ora atentem na lista de “proibidos” e de “permitidos”:

 

 

Proibido:

1. Açúcares (exceto os da fruta)

2. Cereais (de qualquer espécie, incluindo aveia) – aqui tudo o que é arroz, massas e pão ficam de fora

3. Lacticínios

4. Leguminosas (ter em atenção que o amendoim ao contrário do que muita gente pensa é uma leguminosa e não um fruto seco)

5. Bebidas alcoólicas

6. Alimentos Processados

7. Inhame, Mandioca e Batata Inglesa (aka batata normal)

8. Sal (evitar ao máximo)

  

Permitido:

→ Peixe, Marisco, Moluscos e Bivalves

→ Carne (Vaca, Vitela, borrego, porco, veado, caça, bisonte, búfalo, cabrito, coelho, frango, pato, codorniz….)

→ Ovos

→ Batata doce

→ Legumes

→ Cogumelos

→ Gorduras boas: óleos vegetais de extração a frio, como azeite extra virgem, óleo de coco extra virgem, abacate, gorduras de animais de pasto

→ Frutas: de preferência, frutas frescas, e da época (ver o anexo das frutas)

→ Frutos secos: tâmaras, nozes, amêndoas, pistácios, castanha do Pará, avelãs, manteiga/creme de amêndoa, de caju…

→ Bebidas: Água, chá (de ervas, sem aditivos), café (de preferência biológico) água de coco, sumo de legumes, caldo de ossos, bebidas vegetais (de frutos secos)

→ Sementes: linhaça, cacau, chia, sésamo, abóbora, girassol, trigo sarraceno.

 

Let’s be honest… Parece-vos assim tão complicado? E olhem que estão a falar com a monstra do pão!! 

 

A minha ideia é fazer isto mais vezes (e ir mantendo o espírito, com um ou outro disparate pelo meio…). Who’s with me?

 

Hoje em dia há informação às carradas na Internet, com muita inspiração paleo (mais ou menos descomplicado) e imensas receitas alternativas para experimentar. 

 

Mais do que perder uns quilos (ainda que o Natal esteja aí à porta e há quem aposte em detox pré e pós-natalícios), garanto-vos que esta é uma fórmula infalível de ganharem em saúde e em energia.

 

Estou certa, Liliana?

 

Deixo-vos uma compilação das fotos dos meus pequenos-almoços durante o mês de outubro, AQUI no meu “sótão” 🐒🐒🐒

roupa-para-bebs-na-fantasia-de-macaco-g-18919-MLB2

 

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