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A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Sugestão Saudável (95)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas 

 

7 Estratégias Para Manter o “novo” Peso!

 

Emagreceu, sente-se bem e agora quer manter o peso?

 

Chegou à fase da manutenção, uma fase muito importante e que requer alguns cuidados alimentares! É preciso algum controlo e disciplina, não faça o velho disparate de pensar que já fez o mais difícil, que agora consegue manter o peso “facilmente” e que pode voltar a fazer todos os erros que cometia anteriormente! 

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Olhe para a alimentação com sabedoria, isto é, há alimentos que sabem bem mas que são pouco saudáveis, não quer isto dizer que nunca os coma, mas que deve comer apenas pontualmente, 1 vez por semana e alguns até 1 a 2 vezes por mês! Aqueles snacks que sabe que tem dificuldade em resistir evite ter em casa, isto é, se tem dificuldade em resistir às bolachas, chocolates, aperitivos, batatas fritas, evite comprar a não ser em situações pontuais, tipo festas!

 

Algumas pessoas questionam se têm de fazer “dieta” a vida toda, eu respondo que na manutenção dá para ingerir mais alimentos que na fase de emagrecimento, mas que convém que faça uma alimentação mais saudável e mais equilibrada do que aquela que fazia anteriormente quando estava com excesso de peso, pois então a probabilidade de aumentar de peso é grande! Algumas pessoas encaram as saladas/ legumes, os cozidos, grelhados e estufados como sendo “dieta” e não como fazendo parte da alimentação “normal” e saudável! E esquecem-se que os fritos, guisados, charcutaria, doces e guloseimas é que não são saudáveis! E que se fizermos uma alimentação mais saudável só temos a ganhar!

 

Como já tenho mencionado eu não sou fundamentalista (e eu também gosto de doces e batatas fritas, e como estes alimentos em determinadas alturas). O que defendo é um equilíbrio alimentar, sei que nem sempre é fácil, mas a verdade é que é possível! Então se é possível, vale sempre a pena tentar! Mesmo que já tenha tentado algumas vezes e não tenha conseguido, todos nós temos os nossos pontos fortes e nos nossos pontos a melhorar, a ideia é perceber e aceitar isso, pois só assim consegue-se mudar para melhor!

O que alguns estudos indicam é que quem tem um acompanhamento nutricional consegue mais facilmente manter o peso e fazer um alimentação mais saudável!

 

Aqui ficam 7 estratégias para manter o peso:

 

1 - Pese-se 1 vez por semana, na mesma balança, no mesmo horário e com a mesma roupa!

2 - Mantenha uma rotina alimentar, isto é, tente planear algumas refeições no dia anterior, para depois ser mais fácil cumprir no dia seguinte! Também há pessoas que gostam de planear a sua alimentação no fim de semana (fds) e assim vai facilitar este processo durante a semana!

3 – Prepare pequenos snacks para comer ao longo do dia, tais como: fruta, frutos secos, barra cereais (com sementes e baixo teor de açúcar), iogurtes, queijo magro, ovo cozido, “tostinhas” integrais ou galetes...

4 – Beba 1,5-2L de água por dia! Pode utilizar as garrafas de 0,5L em vez da garrafa de 1,5L, o que para algumas pessoas torna-se mais fácil conseguir beber o 1,5L/dia.

5 - Seja regrado, não queira comer de tudo só porque agora já se sente bem com o seu corpo! Geralmente mantém mais facilmente o peso, quem mantém a sua rotina alimentar mais saudável e faz um excesso alimentar pontualmente e controlado!

6 - Faça exercício físico e seja mais ativo! Sempre que possível caminhe mais, suba escadas, dance, aproveite o fim de semana para fazer uma caminhada ao ar livre.. 

7 - Faça uma consulta de nutrição, 1 a 3 vezes no ano, se emagreceu e agora quer manter o seu peso! É sempre mais fácil com ajuda, mesmo que tenha tido umas semanas complicadas e tenha aumentado 2 ou 3Kg, não deixe de ir à sua consulta pois é mais fácil para emagrecer e manter. Pode ter uma margem de 2Kg mas não deixe aumentar muito mais o peso!

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Seja saudável e seja feliz!

 

Cumprimentos saudáveis, 

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Liliana Janicas

 

 

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