Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Sugestão Saudável (92)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas 

 

Avaliação Nutricional e Obesidade!

 

Já alguma vez fez uma avaliação nutricional? Nunca fez? Ou Já fez há alguns anos? 

 

Gostava de lhe sugerir uma avaliação nutricional em Março ou Abril de 2018! É muito simples, importante e pode ser uma excelente maneira de melhorar ou prevenir complicações metabólicas!

29257994_10216281728062770_2971504889315721216_n.p

 

Uma avaliação nutricional consiste em conhecer o seu peso, IMC (índice de massa corporal), % de massa gorda, % água, massa muscular, PC (perímetro cintura) e PA (pressão arterial). Só conhecendo estes valores consegue perceber se estão dentro dos valores recomendados.

 

É sempre aconselhável fazer uma avaliação nutricional para saber se está com um peso adequado ou se está com excesso de peso/Obesidade. O perímetro da cintura (PC) é outra medida utilizada especialmente como indicador da gordura visceral. O PC não se associa com o risco de complicações metabólicas quando inferior a 80cm na mulher e 94cm no homem, havendo um risco elevado de complicações quando o valor do PC é superior. Se as medidas do PC forem superiores a 88cm nas mulheres e 102cm nos homens, o risco é consideravelmente mais elevado. Também é muito importante que conheça a % de massa gorda existente no seu organismo!

 

A Obesidade é reconhecida como um dos problemas mais importantes de saúde pública que o mundo enfrenta atualmente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pode ser definida como uma acumulação excessiva de gordura corporal que pode comprometer o estado de saúde. É uma doença crónica, de origem multifatorial e está associada a inúmeras doenças. Em Portugal, a prevalência do excesso de peso continua a aumentar e é alarmante, atingindo já 63,8% nos homens e 54,6% nas mulheres,e a obesidade apresenta indicadores de prevalência superior a 20% em homens e mulheres portuguesas.

 

O importante é tentar manter o peso dentro do intervalo do IMC considerado “normal”, e tentar manter os restantes parâmetros dentro dos valores recomendados, de modo a melhorar a sua saúde, diminuir o risco de várias doenças relacionadas, aumentar a auto-estima e o bem estar. 

 

Se quiser ganhar uma avaliação nutricional grátis: 

- comente “eu quero” neste post na página do FB da Nutricionista Liliana Janicas

envie um mail para lilianajanicas@gmail.com.

 

Cuide de si e da sua saúde 😁

 

Cumprimentos saudáveis,

15175450_10211532755061413_1171191621_n.jpg

Liliana Janicas

3 comentários

Comentar post

A Blogger

Sigam-me

Follow my blog with Bloglovin Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D