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A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Sugestão Saudável (82)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

10 Dicas Para Manter o Peso na Época Festiva

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Estamos na quadra Natalícia, uma época recheada de almoços, jantares e eventos sociais além do Natal e do Reveillon! Para muitas pessoas esta época é sinal de alguns quilos a mais, entre provar um sonho ou uma azevia, o bolo rei ou rainha, a lampreia e os bombons, perdem o equilíbrio nutricional e a balança acusa mais peso! Para todos os que já emagreceram uns quilos, para os que têm excesso de peso e para quem não quer aumentar de peso, partilho algumas dicas para que este Natal seja recheado de alegria, amor e paz mas com equilíbrio nutricional 😁, são elas: 

 

 

1 - Não vá para as festas com muita fome! Coma pequenos snacks saudáveis no intervalo, uns frutos secos, queijo fresco, fruta, gelatina, para conseguir servir-se com moderação e equilíbrio na refeição.

2 - Não se esqueça de beber água! Tente beber o 1,5L a 2L de água e/ou chá por dia, o que vai ajudar também a controlar o apetite.

3 - Coma devagar! Comer devagar e mastigar bem os alimentos ajuda a comer menos, pois demora cerca de 15 minutos a sentir-se saciado.

4 - Muita salada e/ou legumes! Acompanhe sempre o prato principal com bastantes verduras, aumentam a saciedade, fornecem fibra, vitaminas e minerais. Começar a refeição com uma sopa de legumes também é uma excelente opção.

5 - Escolha as 2 sobremesas preferidas! Não se esqueça de dar preferência à fruta como sobremesa, pode colocar na mesa salada de frutas ou fruta fatiada em taças. Gelatina também deve estar na lista das sobremesas, depois escolha 1 ou 2 doces que gosta muito e coma um pouco.

6 - Modere as bebidas alcoólicas! 1g de álcool fornece 7Kcal, tenha cuidado com o vinho, cerveja, aperitivos e digestivos. Beba 1 copo de vinho e depois 1 copo de água. Cada copo de vinho tem cerca de 140Kcal.

7 - Lembre-se sempre que os doces, fritos e salgados, não são alimentos saudáveis, são ricos em açúcar, gordura e calorias (1 sonho tem cerca de 300Kcal) por isso coma com moderação!

8 - Pratique uma alimentação saudável os outros dias! Tente não ficar com muita comida da festa em casa para os dias seguintes, cuidado com os doces em excesso, distribua ou congele. Localize os excessos alimentares nos dias da festa e não durante estas 2 semanas!

9 - Quando terminar esta época, (mesmo que não tenha corrido bem!!) volte à sua rotina, mantenha ou recomece o exercício físico e mantenha as consultas de nutrição ou procure ajuda se tiver alguma patologia específica ou excesso de peso, faça uma avaliação nutricional e fique a saber como está a sua massa gorda, IMC, massa muscular e PC.

10 - Aproveite o final do ano para definir objetivos para 2018, não se esqueça de cuidar de si, da sua saúde e da sua alimentação! Comer é bom mas ser saudável e sentir-se bem consigo é muito melhor ;)

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Desejo a todos os leitores um excelente Natal, com muita Paz e Amor e um 2018 fantástico, com metas alcançadas, muita saúde e o Peso Ideal 😁

 

Cumprimentos festivos

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Liliana Janicas

 

 

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