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A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Sugestão Saudável (8)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Beringelas recheadas com atum

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INGREDIENTES


Beringelas médias/grandes 2-4 (depende para quantas pessoas vai ser a refeição)
Cebola picada 1
Cenoura ralada 1
Azeite Um fio
Polpa de tomate 2 colheres de sopa
Mel - 1 colher de chá
Atum 2 - 4 lata
Molho de soja 4 a 5 colheres de sopa
Pimenta moída na altura q.b.
Açafrão das índias 1 colher de chá
Queijo mozzarella ralado 


PREPARAÇÃO


Lave as beringelas e corte-as na longitudinal. Com o auxílio de uma faca ou uma colher, retire-lhes a polpa para poder recheá-las. Corte a polpa aos cubos pequenos. Reserve.


Aqueça o azeite, adicione a cebola e deixe que frite um pouco em lume baixo até que fique transparente.


Adicione a polpa das beringelas, a cenoura ralada, tempere com o molho de soja, o açafrão, a pimenta e a colher de mel. Envolva, tape e deixe estufar um pouco nos próprios sucos libertados (sete a dez minutos).


Junte a polpa de tomate, e o atum escorrido. Envolva, corrija os temperos, se necessário junte mais um pouco de molho de soja (O molho de soja é naturalmente salgado, logo não é necessário adicionar sal. Se por acaso não o utilizarem na receita, convém fazer o ajuste do sal).


Ao fim de cinco minutos desligue e comece a rechear as beringelas, deverão estar dentro do tabuleiro próprio para ir ao forno.


Finalize o recheio com um pouco de queijo mozzarella.

Coloque o equivalente a uma chávena de chá de água dentro do tabuleiro.


Pré-aqueça o forno nos 180ºC. Leve a cozinhar cerca de 30 a 35 minutos.


Deixe arrefecer cinco a dez minutos antes de servir para intensificar todos os sabores.

 

Sugestões


- Pode acompanhar com uma salada de alface, rúcula e tomate.


- Pode fazer a receita com carne picada, também fica saborosa. 


Esta receita é fácil de preparar, acessível e atraente... boa para toda a família. Mesmo quem não gosta da sabor da beringela, geralmente gosta desta receita, pois o sabor da beringela fica disfarçado! Além de ser rica em vitaminas e minerais, estudos têm mostrados efeitos positivos na redução do colesterol total e LDL.

 

Cumprimentos saudáveis,
Liliana Janicas