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A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Sugestão Saudável (75)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

10 Estratégias para Ajudar o seu filho a gostar de fruta e vegetais!

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“De pequenino é que se torce o pepino” 😀

 

Muitas são as crianças que não gostam de alguns vegetais, uns comem na sopa mas não querem comer no prato, outros não querem comer a sopa, outros dizem que não gostam de algumas frutas! Mas, podemos ajudá-los e melhorar esta situação e a tornar a sua alimentação mais colorida e saudável. Há pequenas estratégias que pode utilizar, sem os obrigar a comer, e que têm resultados bastante positivos a médio e longo prazo! Muito importante, seja firme, persistente e não desista!

Não queremos birras, muito pelo contrário, queremos que as refeições sejam momentos de partilha, interação positiva e alegria. Comer saudável deve ser sempre um prazer! A verdade é que o nosso gosto pode ser educado e alterado ao longo do tempo.

 

Então, aqui ficam 10 estratégias para aquelas crianças mais seletivas e com maior dificuldade em comer determinados alimentos:

 

1 - Deixe a criança participar na elaboração da refeição, por exemplo faça a sopa de legumes com o seu filho e explique-lhe que a sopa tem muitas vitaminas e minerais para eles ficarem mais fortes!

2 - Vá às compras com as crianças, eu sei que nem sempre corre bem, mas tente ir um dia com calma ao supermercado, ao mercado ou a uma horta para comprar os seus vegetais e fruta.

3 - Mostre referências positivas, por exemplo explique que o Cristiano Ronaldo faz uma alimentação saudável e que utiliza a sua alimentação para ter melhores resultados e marcar mais golos.

4 - Seja um exemplo, mesmo que eles digam que não gostem de brócolos (por exemplo) tente acompanhar a sua refeição com esse alimento e explique-lhe sempre as vantagens dos vegetais e frutas  na nossa alimentação.

5 - Confecione os vegetais de formas diferentes, salteados, no forno, estufados... exemplo: beringelas recheadas com carne picada ou alho francês e curgetes à brás!

6 - Experimente vegetais diferentes em dias diferentes, coloque pouca quantidade no prato do seu filho e fale um pouco sobre as vantagens de comer esse vegetal.

7 - Faça jogos com a fruta, salada de fruta, seja criativo 😀

8 - Apresente ao seu filho um prato colorido, torna-se mais apelativo e rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

9 - Comece sempre a refeição com uma sopa de legumes e tente variar as sopas, cremes ou com leguminosas por exemplo.

10 - Não desista, mas não obrigue a comer, vá pondo aquele alimento no prato de vez em quando e sempre numa quantidade pequena. Para experimentar a comer um pouco, pode utilizar por vezes um reforço positivo, exemplo: se conseguires comer o tomate ou os brócolos, tens direito a um cromo ou um jogo a seguir à refeição (algo que ele goste muito, mas de preferência evitar as guloseimas/ doces!

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Cumprimentos saudáveis,

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Liliana Janicas

 

2 comentários

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    Liliana Janicas 06.11.2017

    hajam ideias 😉😊😊😘
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