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A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Sugestão saudável (50)

Post escrito pela nutricionista Liliana Jancias

 

 

A Aveia e Redução do Colesterol

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A Avena sativa L, conhecida simplesmente como aveia, apresenta vários componentes nutricionais (macro e micronutrientes) e compostos fitoquímicos que, através inúmeros estudos realizados, têm comprovado uma ação benéfica na manutenção ou recuperação da saúde do indivíduo, sobretudo nas dislipidémias. O farelo de aveia, é fonte importante de minerais e proteína, além de apresentar na sua composição uma quantidade significativa (por volta de 10%) de fibra solúvel beta-glucana, um polissacarídeo, com efeito hipocolesterolémico demonstrado.

 

 

As propriedades funcionais das beta-glucanas da aveia, evidenciadas fortemente nas últimas décadas, demonstraram diminuição nas concentrações plasmáticas do colesterol total (CT) e da lipoproteína de baixa densidade (LDL-c) após o consumo de alimentos contendo esta fibra solúvel. Os efeitos metabólicos exercidos pelas beta-glucanas da aveia são atribuídos a vários mecanismos, como o aumento da viscosidade na mucosa intestinal, devido à formação de um gel desta fibra, inibindo a absorção de colesterol. A redução da colesterolémia através da ingestão de beta-glucanas da aveia também é atribuída à inibição da síntese de colesterol endógeno. As beta-glucanas foram identificadas como sendo o componente da aveia que promovem maior fermentação intestinal e os produtos desta fermentação (ácidos gordos de cadeia curta) alteram o metabolismo do colesterol. O aumento da viscosidade produzido pelas beta-glucanas pode retardar o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade, o que contribui para o controlo de peso e redução da glicémia pós-prandial, evitando picos de insulinémia.

 

Pesquisas recentes têm referido a hipótese de que o consumo regular de aveia, não só promove benefícios hipocolesterolémicos decorrentes da ação de seu conteúdo de beta-glucanas, como fornece outros componentes que, talvez, exerçam papel fundamental na prevenção da formação da placa de ateroma. Dos vários compostos bioativos (CBA) presentes na aveia,  polifenois presentes exclusivamente neste cereal, têm demonstrado, in vitro, importante ação antioxidante e anti inflamatória. Estes resultados encontrados nas várias pesquisas, sugerem que as avenantramidas da aveia podem contribuir para a prevenção de aterosclerose.

 

Podemos então afirmar que a aveia é um alimento estratégico, que deve fazer parte da nossa alimentação, e que pode contribuir quer para a prevenção, quer para o tratamento das doenças cardiovasculares (DCV).

 

Pode colocar 1 a 2 colheres de sopa de aveia no iogurte, fazer papa de aveia ou panquecas com aveia! 

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Cumprimentos saudáveis

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Liliana Janicas

 

4 comentários

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    Liliana Janicas 05.04.2017 22:01

    Supostamente a aveia não contém gluten, mas pode conter por contaminação cruzada.. se tiver intolerância ao gluten ou for celiaca, o mais seguro é comprar aveia que diga na embalagem sem glúten!
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    macacagravaporcima 06.04.2017 09:47

    obrigado pelo esclarecimento Liliana. bjs
  • Sem imagem de perfil

    macacagravaporcima 06.04.2017 12:47

    compro a granel, mas não sou intolerante nem celíaca. era mera curiosidade.
    sugiro um post sobre o gluten, porque hoje em dia toda a gente fala, mas ninguém sabe bem o que é (incluindo eu!)
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