Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Sugestão Saudável (29)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

A lista perigosa do “Não”

14639708_10211306721970727_1897619287542265260_n.j

 

“Quero emagrecer, logo, não posso (ou não devo) comer: bolos, chocolates, pão, batatas fritas, salgados, folhados, bacalhau com natas, pizza”. Este é um pensamento comum a muitas pessoas que têm excesso de peso, quando pensam que gostavam de emagrecer! Se por acaso tem excesso de peso e gostava de emagrecer, espero que este post ajude.

 

 

Quando as pessoas querem emagrecer, geralmente pensam nos alimentos que devem evitar. É normal terem pensamentos parecidos com este que mencionei em cima. A pessoa faz uma lista com todos os alimentos que não “pode” comer. Se para algumas pessoas isto até pode resultar, para a maioria das pessoas, resulta precisamente no oposto, isto é, quanto mais pensam nisso mais aumenta a vontade de ingerir esses alimentos. E, se virem esses alimentos, muitas vezes, dá um desejo enorme ( até ansiedade) de os comer. O ditado é antigo,  o fruto proibido é o mais desejado!!

 

Esqueça as listas do NÃO! A verdade é que somos livres enquanto seres humanos, fazemos e comemos aquilo que queremos! E, podemos comer tudo aquilo que nos apetecer, mas nunca se esqueçam de qual é o vosso objetivo e que somos responsáveis pelas nossas escolhas alimentares. Há muitos alimentos que sabem bem, mas não fazem assim tão bem, pois têm pouco de saudável! Se você tem um peso adequado à sua altura e é saudável, até pode pontualmente fazer um excesso alimentar. Se você tem excesso de peso e/ou outros problemas de saúde associados, é aconselhável que pare para pensar um pouco na sua alimentação e nas suas escolhas alimentares! 

 

O que é realmente importante é focar-se no COMO eu vou emagrecer, como vou fazer ao longo do dia. É diferente pensar que não come alguns alimentos porque não quer, porque quer emagrecer, do que pensar que não pode comer! Às vezes na consulta dou um exemplo, é impossível ir para o Algarve se apanhar a autoestrada que vai para o Porto, pelo menos durante esse percurso! E, assim é com a alimentação (e com muitos outros aspetos na nossa vida), se quer emagrecer, defina um objetivo e tenha a certeza que vai no caminho certo. Procure uma nutricionista ou dietista certificado pelo Ordem, elabore um plano alimentar adequado e tente segui-lo o mais certinho que conseguir. Pois, quanto mais cumprir com o plano mais depressa irá atingir o seu objetivo. Sem stress, pensamento positivo e com a certeza que vai se sentir muito melhor quando emagrecer!

14877066_10211297922910756_1786907542_n.png.jpeg

Cumprimentos com determinação,

Liliana Janicas