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A Rapariga na Aldeia

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Sugestão Saudável (28)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

A Abóbora e a sua importância nutricional

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A abóbora é um fruto que possui poucas calorias, de fácil digestão e naturalmente rica em mangnésio, vitaminas A e C, fibras, potássio, ácido fólico, cobre, riboflavina e fósforo. Apesar da investigação dos fitonutrientes da abóbora ainda não ser tão aprofundada como a de outros alimentos, alguns estudos já mostraram que o seu teor em vitamina C e ß-caroteno poderá ser benéfico na prevenção da oxidação do colesterol.

 

Não podemos para já pensar no consumo da abóbora como uma alternativa à medicamentação e como um agente para rápida redução dos níveis de colesterol. No entanto, a sua composição hipocalórica, rica em fibras e agentes antioxidantes contribui certamente para a redução do mau colesterol (LDL) numa dieta equilibrada e/ou adequada para este fim.

 

Benefícios: 

 

-  O alto teor em fibras da abóbora também tem demonstrado contribuir para a diminuição dos níveis de colesterol, o que ajuda a diminuir o risco de aterosclerose, diabetes e doença cardíaca.

- Redução dos níveis de homocisteína, contribuindo o seu teor em ácido fólico para a diminuição do risco de ataque cardíaco.

- Redução de sintomas de hipertrofia benigna da próstata (essencialmente nas sementes).

- Efeito diurético e laxativo da polpa de abóbora.

 

- Redução da pressão sanguínea devido ao seu teor em magnésio. 

 

Nota:
A abóbora faz parte do grupo dos produtos hortofruticolas que são sensíveis ao frio, ou seja, quando conservada a temperaturas abaixo dos 10 º C (no frigorífico), o risco dos seus valores nutricionais serem alterados é maior. Assim, não deverá guardá-la no frigorífico por mais que duas semanas. À temperatura ambiente, em local seco e fresco, pode ser armazenada por um período de três meses ou mais, desde que não contenha indícios de contaminação.

 

Aproveito para informar que vai haver o Festival da Abóbora na Lourinhã, nos dias 28, 29 e 30 de Outubro. Apareçam e conheçam novos e variados pratos onde a Abóbora não irá faltar. Só para aumentar a curiosidade, posso levantar um pouco o véu e dizer que além do Creme de abóbora, podem encontrar Pães com queijo e abóbora, Bacalhau com migas de abóbora, Puré de abóbora, Pizza de abóbora, Hambúrguer de abóbora, Sopa de peixe com abóbora, entre outros.

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Cumprimentos saudáveis

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Liliana Janicas

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Liliana Janicas 24.10.2016

    Humm... parece me um boa óptima sugestão 😁😁😁
  • Comentar:

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