Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Sugestão Saudável (16)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Dietas e Planos Alimentares: Super Dieta!

(parte 2)

 

13695098_10210228515056228_1453581230_n.png.jpeg

 

Existem várias “dietas” ou vários tipos de planos alimentares, como referi no post anterior. Consoante o objectivo em questão e consoante o estado de saúde do paciente, os Nutricionistas e Dietistas elaboram diferentes planos alimentares. Portanto, podemos elaborar um plano alimentar adequado à sua idade, estilo de vida, gostos e preferências, horários, profissão e exercício físico. Muito importante, principalmente se existir alguma patologia ou alguma intolerância alimentar, esta deve ser sempre mencionada pelos pacientes. Pode-se elaborar planos alimentares para pacientes com diabetes, HTA, dislipidémias (colesterol e triglicéridos elevados), gastrite, ácido úrico elevado, SII (colite) e para uma série de patologias, que fazendo uma alimentação adequada, o paciente sente-se melhor e consegue prevenir algumas consequências desta doença, como por exemplo é notório na Diabetes.

 


E porque é que é recomendado seguir um plano alimentar?

 

Porque só com um plano alimentar conseguimos saber se está a ingerir os alimentos adequados à sua situação mas principalmente, determinar se está a ingerir a quantidade correcta dos mesmos alimentos e, se consegue fazer uma alimentação diversificada e variada, garantido deste modo, que não haja défices e carências nutricionais. Hoje em dia sabemos que existem pessoas com excesso de peso mas com carência de algumas vitaminas e minerais importantes. Também sabemos que pode estar a fazer uma alimentação saudável mas, pode estar a ingerir em excesso alguns alimentos.


Relativamente ao excesso de peso e aos planos de emagrecimento, existem vários planos alimentares que pode seguir, isto é, existem vários planos que podemos elaborar e que resultam num emagrecimento saudável. Aquele plano hipocalórico que é super certinho e saudável, pode nem sempre resultar consigo! Podemos diversificar os planos alimentares e jogar com os macronutrientes (proteínas, glícidos e lípidos), de modo a elaborar um plano alimentar que seja adequado e que o paciente consiga cumprir! Podemos variar os planos alimentares semanalmente ou quinzenalmente. E, até podem entrar os seus alimentos preferidos. Só tem de ser sincero com o profissional de saúde!

 

13672168_10210228475655243_626877123_n.png.jpeg

 


Muito importante:


1 - Dietas e planos alimentares devem ser elaborados por Nutricionistas e Dietistas, certificados pela Ordem dos Nutricionistas.


2 - Não siga planos de amigos e familiares, pode não ser adequado para si.


3 - O que resulta com algumas pessoas não resulta com outras.


4 - Cada caso é um caso! Somos todos parecidos mas diferentes, cada ser humano é único e especial!


5 - A Super Dieta é aquele plano que você consegue colocar em prática e ter resultados!

 

13695932_10210228470415112_2094847532_n.png.jpeg

 

Cumprimentos saudáveis

Liliana Janicas