Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Quer emagrecer e não está a conseguir?

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas 

 

Se quer emagrecer e não está a conseguir, este post é para si! Existem vários fatores que interferem no emagrecimento, sem dúvida que a sua alimentação é o elemento chave para resolver este problema (os alimentos que come, as confeções e quantidade), mas para além da comida não podemos esquecer a atividade física/ desporto que pratica ou não, o meio ambiente onde vive e como funciona a mente humana!

 

Sente que quer emagrecer mas não consegue resistir a alguns alimentos? 

 

Sente dificuldade em emagrecer e manter o peso?

 

Quanto mais pensa que deve emagrecer mais fome tem?

 

Se respondeu SIM a estas 3 questões, está na hora de perceber como os seus pensamentos e como a maneira como processa toda a informação que recebe referente à sua alimentação e ao seu corpo,  podem estar a impedi-lo(a) de emagrecer e sentir-se bem consigo própria.

 

Como referi no início, sem dúvida alguma que a sua alimentação e o exercício/ atividade física são cruciais para manter, emagrecer ou aumentar de peso. Mas, para além disto posso dizer que há outra peça essencial que vai determinar os seus resultados, que o/a pode ajudar a emagrecer mais facilmente ou que pode estar a bloqueá-lo(a) e a impedi-lo de ver os resultados que deseja! E essa peça essencial (e fundamental) para ter mais resultados, sentir-se melhor, ter mais energia, resistir a alimentos que gosta muito, conseguir cumprir com o seu plano alimentar e diminuir a sua ansiedade é.... a sua MENTE!!

lose-weight-1968908_960_720.jpgPixabay

 

Portanto, podemos afirmar que existem 3 fatores determinantes para você emagrecer,

a sua alimentação (o que come e como come), o que gasta (atividade física) e o que pensa! Os seus pensamentos acerca da comida e do seu corpo têm um peso tão ou mais importante  do que a sua alimentação, uma vez que tudo começa na sua mente, esta vai determinar todo o seu sucesso/insucesso no emagrecimento e na manutenção!

 

Portanto se quer emagrecer e manter o peso, comece por estar consciente da maneira como pensa na comida, pode responder a algumas questões como:

1 – Quando escolho um alimento, penso mais no paladar/prazer que tenho quando como ou nas suas características nutricionais/saúde?

2 – Costumo fazer uma lista dos alimentos “proibidos” para emagrecer (onde inclui tudo o que acha que não deve comer para ter mais resultados)?

3 – Quando início um plano alimentar para emagrecer mantenho-me focado(a) nos resultados e no bem estar que vou atingir à medida que vou emagrecendo e melhorando a minha alimentação? 

4 – Ou quando início um plano alimentar para emagrecer fico mais ansioso, com mais fome e menos vontade de seguir o plano?

5 – Não me sinto bem, não gosto do meu corpo e quando mais irritado estou menos vontade tenho de seguir o plano alimentar?

 

Estas perguntas podem ajudá-lo a perceber como está a lidar com o seu corpo e a sua alimentação, geralmente quem tem sucesso e consegue emagrecer mantém o foco nos resultados que quer atingir, no bem estar, corpo/ peso que se sente bem, roupa que gosta muito e vai voltar a vestir, na energia e disposição que vai ganhar,  ou seja, mantém o foco nos aspectos positivos, nas vantagens de melhorar a sua alimentação, a sua saúde, o seu bem estar e auto-estima.

 

Se vocês acha que não vai conseguir emagrecer pois é muito difícil e mantém o foco nas dificuldades diárias que encontra, no seu excesso de peso, nos alimentos que não “pode” ou deve comer,  no prazer de comer alguns alimentos que não estão no seu plano alimentar, e fica irritado porque agora tem de seguir um plano alimentar para emagrecer e não planeia a sua  alimentação para o dia/ semana, dificilmente irá conseguir emagrecer! Pois, está numa posição de vítima e não está na posição de Responsável, tem de mudar estes pensamentos negativos para pensamentos positivos!

 

Então para terminar vamos lá mudar algumas ideias/ pensamentos, pode repetir todos os dias quando acorda e quando se deita:

1 – Eu sou o único responsável pela minha alimentação e faço escolhas saudáveis!

2 -  Eu consigo e vou emagrecer!

3 – Eu aceito-me como sou mas sei que posso cuidar melhor de mim, do meu corpo e da minha alimentação!

4 – Eu escolho seguir o meu plano alimentar com afinco e dedicação pois sei que assim os resultados surgirão com facilidade!

5 – Eu sei que vou ter se ser forte em algumas situações e mesmo que surjam imprevistos, eu vou conseguir emagrecer e manter o peso, pois eu faço as minhas escolhas alimentares em consciência e de acordo com os meus objetivos!

 

Cumprimentos saudáveis, 

15175450_10211532755061413_1171191621_n.jpg

Liliana Janicas

Nº 320N da Ordem dos Nutricionistas

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

A Blogger:

Cátia Santos catiafsantos@hotmail.com

Segue-me:

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D