Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Pão-por-Deus na aldeia

Aqui pela aldeia ainda se mantém a tradição do Pão-por-Deus no dia 1 de Novembro. Para quem não sabe, no dia de Pão-por-Deus as crianças fazem um peditório de doces pelas ruas da aldeia e enchem os sacos, devidamente personalizados, de todo o tipo de guloseimas! Por cá a tradição ainda é o que era e o número de crianças a pedir Pão-por-Deus felizmente cresce a cada ano! 

 

Quando eu tinha a idade dos meus filhos, adorava o 1 de Novembro. Primeiro porque nesse dia era certo e sabido que tinha direito a estrear umas botas. Sim, safava-me com calçado de inverno, o mesmo não acontece hoje em dia (aiii, como é bom ser criança)! Depois porque ir com as colegas pelas ruas da aldeia e voltar para casa no final da manhã com os sacos cheios de doces era assim para lá de delirante. Ficávamos muito contentes e satisfeitas com tremoços, amendoins, broas, romãs e um beijo repenicado de uma tia-avó que não nos via há largos meses! Hoje quase de certeza que os meus filhos não sabem o que são tremoços 😂. São crianças do tempo dos ovos e barras kinder, mini bolachas oreo, mini chocolates kit kat etc, o que também é delicioso! 

 

Este ano e atendendo ao facto dos meus filhos terem nove e sete anos, perguntei-lhes se AINDA queriam ir ao Pão-por-Deus. Não me lembro com que idade deixei de ir por isso questionei-os. Responderam-me muito indignados e em coro "Claro que queremos ir! Somos crianças!". Perante tanta determinação, só me resta acompanhá-los a cumprir a tradição porque, por culpa de uma mãe sempre presente, precisam de algum apoio para atravessar estradas! 

 

Crianças e pais da aldeia, amanhã encontramo-nos por aí ... 👭👭👭👭👭.

Tragam os vossos meninos para a rua! 👭👭👭👭👭.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.