Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Os tremoços engordam?

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Esta é uma pergunta que oiço com alguma frequência nas consultas de nutrição!

 

Gosta de tremoços? Os tremoços são muito apreciados por algumas pessoas e utilizados no Verão numa esplanada como aperitivo! Vou então esclarecer a dúvida e clarificar os valores nutricionais deste alimento!

tremoços.jpg(Créditos)

 

O tremoço é um alimento com um reduzido valor energético (cerca de 70kcal num pires de 60g) o que o faz dele um aperitivo muito interessante face a outros, tais como amendoins ou batatas fritas!

Apresenta cerca de  16g de proteínas por 100g, com uma boa qualidade e digestibilidade, e 5% de fibra. Caracteriza-se por ser pobre em gordura (cerca de 2% da sua composição) sendo esta, maioritariamente, mono e polinsaturada. Contêm ainda vitaminas, destacando-se o folato em quantidades substanciais, e sais minerais, como o cálcio, o potássio, o manganésio, o ferro e o zinco.

 

Devido ao seu teor em proteína e fibra,e  ao baixo valor energético, o tremoço é um alimento muito interessante como saciante, o que pode ser útil na redução do apetite. O tremoço pode ser utilizado como substituto de proteína animal e em particular nas dietas vegetarianas, sendo isento de glúten. O tremoço é uma das principais fontes vegetais de proteína! Segundo alguns estudos, a elevada presença de fibra permite ao tremoço ter um papel importante na regulação do colesterol e glicemia e ainda na regulação da flora intestinal, também devido à elevada presença de fitoquímicos contidos neste alimento. 

 

O inconveniente do tremoço pode ser a elevada quantidade de sal proveniente da salmoura em que são conservados tantas vezes, chegando uma porção de 60g a atingir um quinto da dose máxima diária recomendada de sal que são 5g. Uma solução caseira é passar os tremoços por água corrente ou demolhá-los antes do seu consumo e quando os comprar embalados ler os rótulos e comprar os que apresentam menor teor de sal.

 

Pode ser interessante o seu consumo no intervalo das refeições, mas tenha o cuidado de ingerir cerca de 60g a 100g por dose!

 

Cumprimentos nutritivos, 

15175450_10211532755061413_1171191621_n.jpg

Liliana Janicas

Ordem dos Nutricionistas Nº320