Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Então filhos e as fichas de avaliação?

Como sou uma mãe preocupada com o desempenho escolar dos meus rebentos, faço imensas perguntas sobre como correram as fichas, qual a matéria que saiu, se responderam a tudo e se tiveram alguma dúvida. A questão é que eles nunca estão com disposição para falar no assunto. Mando parar o que estão a fazer para sacar informação mas, a maior parte das vezes estão monossilábicos. Despacham-me com um "sim" ou "não" que em nada me esclarece. Escusado será dizer que insisto, insisto e insisto uma vez mais...

 

Conversa com o filho de 6 anos

Mãe: Então meu lindo, conte à sua querida mãe, a ficha de matemática tinha muitas contas?

Francisco: Não...

Mãe: Fizeste todos os exercícios?

Francisco: Sim... mas sabes só fiz metade da ficha...

Mãe: (gelei) como metade da ficha? não tiveste tempo? conta-me tudo...

Francisco: fomos todos para a horta e amanhã fazemos o resto da ficha. Ahh, por falar nisso, trouxe favas para ti e para o pai! 

Mãe: porquê favas? nunca comi favas!! 

 

By the way, ainda tenho de esclarecer esse pormenor de fazer metade da ficha num dia e a outra metade no dia seguinte! No meu tempo isto não acontecia mas também não tinhamos horta! 

 

Conversa com a filha de 8 anos

Mãe: Então minha linda mais amorosa do universo, a ficha de Estudo do Meio correu bem? saiu a matéria toda que estudaste?

Maria: Sim. Não.

Mãe: Podes desenvolver esse Sim/Não?

Maria: Ó mãe queres sempre saber tudo! já viste, é injusto! Não me apetece falar da ficha... pronto mas posso dizer que saiu a matéria dos planetas!

Mãe: só os planetas? então a ficha era bem pequena?

Maria: continuas a ser injusta...

 

E é assim a vida de uma pobre mãe que hoje não consegue saber a matéria das fichas, amanhã, quando tiverem 15 anos, não sabe onde eles estão, nem com quem, nem a fazer o quê! Para além disto há uma forte probabilidade de me "desamigarem" do facebook!

Sinto que não estou preparada!