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A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Courgete Recheada

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas 

 

Partilho convosco uma receita saudável que fiz ontem cá em casa para jantar, com a ajuda dos meus filhos! A courgete recheada fica saborosa e com ótima apresentação. É uma excelente ideia para comer vegetais mesmo para quem não aprecia muito, para cozinhar com os mais pequenos e também para experimentar algo novo! Tenho a dizer que o meu Tomás tirou muito bem a polpa da courgete 😁

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Ingredientes:

 

- 2 courgetes médias

- carne picada (350g)

- cogumelos laminados (1 lata)

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- 1 cenoura pequena

- ervas secas a gosto

- polpa de tomate (2 a 3 colheres de sopa)

- sal, pimenta e noz moscada q.b.

- queijo ralado a gosto

- azeite q.b.

 

Preparação:

1 - Lave muito bem os legumes. Corte as courgetes longitudinalmente, e cuidadosamente com a ajuda de uma colher, escave o interior sem rasgar a casca. Reserve.

2 - Coloque as courgetes escavadas num tabuleiro que vá ao forno regue com um fio de azeite.

3 - Pique a cebola com os dentes de alho e leve ao lume num tacho ou numa frigideira com um pouco de azeite e deixe refogar um pouco. Junte a carne picada, os cogumelos  laminados (picados), a cenoura (picada) e a polpa de tomate. Tempere a  gosto com um pouco de sal pimenta, noz moscada e ervas aromáticas. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos. 

4 - Depois adicione o interior das courgetes também picado e deixe estufar uns 5 minutos em lume brando. 

5 - Recheie as courgetes com o preparado anterior e por cima disponha um pouco de queijo ralado e se quiser um pouco mais de ervas secas.

6 - Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até as courgetes estarem cozinhadas.

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Sirva com uma salada verde (alface, rúcula e coentros) ou outra a gosto.

 

Nota: Pode substituir a carne picada por atum, ou rechear só com legumes, como por exemplo alho francês, cenoura ralada e cogumelos! Em vez de courgete pode rechear a beringela!

Bom Apetite!

Cumprimentos saudáveis,

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Liliana Janicas

Nº 320N da Ordem dos Nutricionistas