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A Rapariga na Aldeia

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Como tratar a Obstipação - 7 dicas

Post escrito pela nutricionista Liliana Jancias 

 

A Obstipação (mais conhecida por prisão de ventre) é caracterizada por uma dificuldade na regular progressão das fezes ou na incapacidade total em evacuar, afetando pessoas de todas as idades. O desconforto, dores abdominais, barriga inchada e gazes são alguns dos sintomas existentes. A Obstipação ocorre quando os movimentos do intestino se tornam mais lentos do que o normal, fazendo com que as fezes permaneçam demasiado tempo no cólon. Quanto mais tempo se acumulam, maior é a quantidade de líquido absorvido pelo organismo e a dificuldade de expulsão. Em alguns casos, a acumulação de fezes provoca distensão abdominal, aumentando de volume, o que torna o processo de evacuação ainda mais lento. Apesar das diferenças individuais não deve estar mais de 3 dias sem evacuar.

 

Nas consultas de nutrição tenho várias pessoas que referem ter obstipação, em alguns casos só conseguem evacuar 1 a 2 vezes na semana. O ideal é que haja uma evacuação diária ou com um dia de intervalo.

170041_iStock-Syldavia.jpg(Créditos)

Existem várias situações que podem estar a contribuir para este problema e muitas vezes conseguimos resolver a obstipação com mudanças na alimentação ou pelo menos melhorá-la significativamente! Para evitar episódios de obstipação, comece já com algumas mudanças na sua alimentação e no seu estilo de vida:

 

 

1 – Prefira alimentos integrais ricos em fibra

A fibra reduz a obstipação e ajuda a regular o trânsito intestinal, contribuindo para manter as fezes em movimento ao longo do intestino. Aveia, cevada, leguminosas, fruta – de preferência, com casca –, cereais integrais, farelo de trigo e vegetais de folha verde são alguns dos alimentos mais ricos em fibra. De acordo com a Direção-Geral da Saúde, os adultos devem ingerir, pelo menos, 25 gramas de fibra por dia.

2 - Evite alimentos processados

Os alimentos processados dificultam o trânsito intestinal porque atrasam o processo de digestão. É o caso de batatas fritas, cereais refinados, produtos de charcutaria, queijos e refeições pré-feitas, como pizzas. Além de terem um baixo teor de fibra, possuem doses elevadas de gordura e sal, o que faz com que sejam pouco saudáveis.

3 – Beba muita água

A água é fundamental no processo digestivo. Sendo a desidratação uma das causas mais comuns da obstipação. Beba 1,5l a 2l de água por dia e ingira outros líquidos, como chá ou sumos de fruta e vegetais, para ajudar a acelerar o trânsito intestinal. Comece o dia com uma copo de água morna e coma 1Kiwi, 1 laranja ou ½ papaia!

4- Coma sempre legumes e/ou salada ao almoço e jantar.

Pode começar as refeições principais com uma sopa de legumes e depois no prato coloque sempre salada ou legumes, pois só assim consegue atingir as 25g de fibra por dia! A sopa é também uma excelente forma de hidratação, além de ser uma ótima opção com com elevado teor de fibra.

5 – Consuma sementes e frutos oleaginosos diariamente. 

1 colher de sopa de sementes por dia, como as sementes de linhaça moída ajudam a regular o trânsito intestinal. Coma 3 nozes ou 6 amêndoas  ou 8 avelãs/cajus por dia!

6 - Pratique exercício físico com regularidade

O exercício físico não é apenas um meio para controlar o peso e estar em forma. Quando realizamos uma atividade desportiva e somos mais ativos, estamos também a prevenir a obstipação. Os movimentos associados à pratica de uma caminhada ou uma corrida, aceleram o trânsito intestinal, contrariando a acumulação de fezes.

7 – Arranje um tempo extra sossegado

Algumas pessoas precisam de estar 10 a 15 minutos num ambiente calmo e descontraído de manhã ou ao final do dia para conseguirem evacuar! 

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Tente não se esquecer de:

- Ingerir cerca de 20g a 25g de fibra por dia

- Beber 1,5l a 2 litros de água por dia

 

Cumprimentos Saudáveis,

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Liliana Janicas

Nº 320N da Ordem dos Nutricionistas

 

A Blogger:

Cátia Santos catiafsantos@hotmail.com

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