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A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Como planear as refeições das crianças

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Começou mais um ano letivo. A correria matinal: levar as crianças às escolas, ir para o trabalho. Depois a agitação do final do dia, apanhar os mais pequenos na escola, conciliar com as atividades existentes, dar banhos, preparar a comida, jantar e colocá-los na cama para dormir! Como sabemos estes dias nem sempre correm de forma tranquila e muitas vezes as refeições apresentam-se como um problema! Desde preparar os lanches para eles levarem, ir às compras, fazer a comida e jantar em família. Surgem dificuldades diárias que parece quase uma tarefa impossível fazer tudo isto em harmonia e conciliar com o nosso trabalho/horário! Para além disto, ainda temos de ter em conta os gostos alimentares dos pais e das crianças, algumas birras/ teimosia por parte dos mais pequenos e o cansaço acumulado do final do dia! 😩

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(Créditos: Pixabay

 

Mas, a alimentação saudável é fundamental para o bem estar, saúde e crescimento das nossas crianças, por isso existem algumas regras que são fundamentais e que colocadas em prática diariamente fazem com que tudo seja mais fácil!

 

Sete dicas/regras que devem colocar em prática:

 

 

1 - Planear a ementa semanal. Sentem-se cerca de 15 a 20 minutos para planear e escrever as refeições diárias, podem fazê-lo em conjunto com os vossos filhos (por exemplo cada um sugere 1 a 2 refeições para o jantar daquela semana, claro que podem/devem dar algumas sugestões para eles escolherem)

 

2 - Fritos e guisados devem entrar no máximo 1 a 2 vezes por semana, pode sempre ficar para o fim de semana, que geralmente quebra a rotina!

 

3 - A fruta é essencial, 2 a 3 frutas (porções) por dia! Podem mandar para o lanche dos vossos filhos e/ou comerem na refeição principal.

 

4 - Comer peixe 4 vezes na semana, faz parte de uma alimentação saudável! Pode ser cozido, assado no forno, grelhado, estufado, caldeirada... pode ser confecionado com legumes, azeite e ervas aromáticas, tentem variar o máximo que conseguirem!

 

5 - Sopa de legumes deve entrar sempre ao almoço e ao jantar! Pode ser creme de legumes, pode ser sopa com legumes aos bocadinhos, o importante é os mais pequenos perceberem que comer sopa é algo normal e que é muito importante para eles crescerem! A maioria das crianças gosta de sopa (salvo algumas excepções) mas muitos tentam não comer em casa porque já comeram na escola!!!

 

6 - Iogurte, frutos secos, pão, leite simples ou bebida vegetal, barras de aveia caseiras ou com baixo teor de açúcar, fruta são ótimos alimentos para o lanche dos mais pequenos! Bolos e snacks cheios de açúcar e gordura são alimentos a evitar!

 

7 - Os pais devem ser o exemplo. Nunca se esqueçam que os vossos filhos vão sempre imitar-vos e, como tal, se colocarem em prática uma alimentação saudável os mais pequenos têm uma maior tendência para comer saudável!

 

Bom ano letivo para todos!

 

Cumprimentos saudáveis, 

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Liliana Janicas

Nº 320N da Ordem dos Nutricionistas

 

A Blogger:

Cátia Santos catiafsantos@hotmail.com

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