Como planear as refeições das crianças
Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas
Começou mais um ano letivo. A correria matinal: levar as crianças às escolas, ir para o trabalho. Depois a agitação do final do dia, apanhar os mais pequenos na escola, conciliar com as atividades existentes, dar banhos, preparar a comida, jantar e colocá-los na cama para dormir! Como sabemos estes dias nem sempre correm de forma tranquila e muitas vezes as refeições apresentam-se como um problema! Desde preparar os lanches para eles levarem, ir às compras, fazer a comida e jantar em família. Surgem dificuldades diárias que parece quase uma tarefa impossível fazer tudo isto em harmonia e conciliar com o nosso trabalho/horário! Para além disto, ainda temos de ter em conta os gostos alimentares dos pais e das crianças, algumas birras/ teimosia por parte dos mais pequenos e o cansaço acumulado do final do dia! 😩
(Créditos: Pixabay)
Mas, a alimentação saudável é fundamental para o bem estar, saúde e crescimento das nossas crianças, por isso existem algumas regras que são fundamentais e que colocadas em prática diariamente fazem com que tudo seja mais fácil!
Sete dicas/regras que devem colocar em prática:
1 - Planear a ementa semanal. Sentem-se cerca de 15 a 20 minutos para planear e escrever as refeições diárias, podem fazê-lo em conjunto com os vossos filhos (por exemplo cada um sugere 1 a 2 refeições para o jantar daquela semana, claro que podem/devem dar algumas sugestões para eles escolherem)
2 - Fritos e guisados devem entrar no máximo 1 a 2 vezes por semana, pode sempre ficar para o fim de semana, que geralmente quebra a rotina!
3 - A fruta é essencial, 2 a 3 frutas (porções) por dia! Podem mandar para o lanche dos vossos filhos e/ou comerem na refeição principal.
4 - Comer peixe 4 vezes na semana, faz parte de uma alimentação saudável! Pode ser cozido, assado no forno, grelhado, estufado, caldeirada... pode ser confecionado com legumes, azeite e ervas aromáticas, tentem variar o máximo que conseguirem!
5 - Sopa de legumes deve entrar sempre ao almoço e ao jantar! Pode ser creme de legumes, pode ser sopa com legumes aos bocadinhos, o importante é os mais pequenos perceberem que comer sopa é algo normal e que é muito importante para eles crescerem! A maioria das crianças gosta de sopa (salvo algumas excepções) mas muitos tentam não comer em casa porque já comeram na escola!!!
6 - Iogurte, frutos secos, pão, leite simples ou bebida vegetal, barras de aveia caseiras ou com baixo teor de açúcar, fruta são ótimos alimentos para o lanche dos mais pequenos! Bolos e snacks cheios de açúcar e gordura são alimentos a evitar!
7 - Os pais devem ser o exemplo. Nunca se esqueçam que os vossos filhos vão sempre imitar-vos e, como tal, se colocarem em prática uma alimentação saudável os mais pequenos têm uma maior tendência para comer saudável!
Bom ano letivo para todos!
Cumprimentos saudáveis,
Liliana Janicas
Nº 320N da Ordem dos Nutricionistas