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A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Benefícios do Selénio

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas 

 

O selénio é um micronutriente presente na natureza, tanto no solo como nos alimentos. É um oligoelemento essencial que contribui para a manutenção da saúde cardiovascular, para um sistema imunitário saudável e uma boa função reprodutora. Além disso, protege as células contra moléculas nocivas, conhecidas por radicais livres. Apesar do seu papel no nosso bem-estar, nem sempre o consumimos na dose diária recomendada, pois os próprios solos carecem dele.

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As concentrações deste micronutriente no organismo são influenciadas pelo meio ambiente e pela ingestão alimentar. A absorção ocorre ao nível do intestino delgado (no duodeno), sendo absorvidos cerca de 55 a 70% do selénio proveniente dos alimentos. O selénio é transportado no organismo através da ligação a proteínas (selenoproteínas). A dose diária recomendada deste micronutriente é de 55µg/dia para as mulheres, homens e adolescentes. Já para as crianças os valores variam entre 20 e 30µg/dia.

 

Fontes alimentares ricas em Selénio: 

 

O teor de selénio nos alimentos é variável consoante os níveis do nutriente presente no solo de cada região do país onde o alimento foi cultivado. A castanha do Brasil é um dos principais alimentos ricos em selénio. O marisco, peixe, carne, ovos, cogumelos, aveia, e cereais integrais também são alimentos ricos em selénio.

Uma dieta rica em pescado, laticínios e ovos é suficiente para satisfazer as necessidades diárias de selénio e iodo para uma população saudável. Esta foi a principal conclusão de um estudo desenvolvido pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge que analisou 1764 amostras representativas da dieta portuguesa.

 “Deste modo, uma refeição de 160g (atendendo ao consumo por dia per capita português) de peixe constitui um bom contributo para se atingir a DDR para cada um destes micronutrientes”, referem.

“Se associarmos a este contributo três porções diárias (aproximadamente 300 g) de laticínios (leite, iogurte ou queijo) e um ovo poderemos verificar que uma alimentação saudável é suficiente para preencher os requisitos recomendados em selénio, para adultos saudáveis”, concluem os investigadores do Instituto Ricardo Jorge.

 

Funções no Organismo:

 

O selénio e o iodo são micronutrientes envolvidos na biossíntese das hormonas da tiroide e no seu funcionamento. Existe evidência que o baixo teor de selénio e de iodo aumenta também o risco de doenças autoimunes da tiroide. Os níveis plasmáticos destes oligoelementos estão correlacionados com os seus aportes diários, dado a alimentação ser a fonte essencial de iodo e de selénio.

 

Nesta década, Portugal acompanhou os esforços a nível europeu que permitiram melhorar o aporte diário de selénio e iodo. Porém,  estudos recentes mostraram existir ainda alguma carência na maioria da população da União Europeia.

 

A deficiência em selénio afeta o sistema imunitário. Os sintomas mais comuns são fadiga, fraqueza muscular, perda de massa muscular, queda de cabelo, descoloração das unhas, infertilidade e/ou problemas cardíacos.

 

A carência em selénio pode ocorrer devido a fatores como:

 

– Pobreza do solo cultivado;

– Hábitos alimentares incorretos: dietas restritivas, excessiva ingestão de alimentos refinados, processados, ingestão de alimentos cultivados em solos pobres em selénio, ingestão proteica deficitária;

– Causas fisiológicas/fisiopatológicas do indivíduo, como problemas de mal absorção, diarreia prolongada, excreção aumentada através da urina, insuficientes renais em hemodiálise, doenças gastrointestinais;

– Aumento da necessidade de selénio durante a gravidez e no período de amamentação.

 

Pratiquem uma alimentação saudável com um bom aporte de micronutrientes, como o selénio 😁. 

 

Cumprimentos saudáveis,

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Liliana Janicas

Nº 320N da Ordem dos Nutricionistas

 

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