Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Sugestão Saudável (99)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas 

 

Tailândia e Pad Thai

 

Nas semanas anteriores, estive de férias e fui até à Tailândia (Banguecoque, Krabi e Phi Phi), simplesmente adorei!! Estou indecisa mas acho que superou o México e o Brasil que estavam no topo da minha lista de viagens! Para ser sincera adoro viajar e gostei de todas as viagens que fiz e locais que visitei até agora. Cada país e cada cidade tem a sua cultura, a sua história, os seus monumentos, a sua natureza, as suas praias... e é esta diversidade que me encanta e que faz com que tenhamos experiências únicas e momentos especiais sempre que conhecemos um sítio diferente!

32222608_10216742233255112_1756628253830807552_n.j

 

O Sudeste Asiático é procurado anualmente por milhares de turistas e as razões são evidentes! Uma cultura rica, uma história milenar, tradições que se mantiveram inalteradas com o passar do tempo, a generosidade do seu povo, as suas praias paradisíacas e, finalmente, a sua gastronomia.

 

Foi uma viagem fantástica e super completa, com calor e sol, também com alguma chuva mas sempre muito calor, outros hábitos/cultura, muitos templos, budas e monges, 4 mercados que merecem uma visita, passeio de elefante, vários passeios de barco, massagens, praias maravilhosas com água “quente” e o mar de um azul fascinante, uma beleza natural deslumbrante, macacos “animados” e muita comida típica mas boa!

32073897_10216742235615171_3555728193711243264_n.j

 

Então o que se come na Tailândia?

 

As refeições principais são baseadas, em grande parte, no arroz e na massa, a gastronomia do Sudeste Asiático é conhecida também por ser extremamente picante (a frase “no spicy” é obrigatória para os ocidentais pouco habituados a tal intensidade), condimentada com ervas frescas. A gastronomia tailandesa, em particular, é extremamente variada, sendo a Tailândia considerada um autêntico paraíso para amantes de comida.

 

Aqui ficam alguns dos pratos típicos, o que ganhou e predominou nestes dias de férias foi sem dúvida o PAD THAI com camarão ou frango, seguido do KHAO PAD (em ananás recheado) e fiz uso da expressão “no Spicy”, logo, vários pratos foram excluídos!!

 

1. PAD THAI

Pad Thai é considerado o prato nacional da Tailândia. Foi o prato que me deu o primeiro “gosto” da gastronomia tailandesa! Noodles misturadas num wok bem quente com rebentos de soja, camarão ou frango, ovo e cebola, temperados com molho de soja, açúcar e malagueta. No final, já no prato, é colocada uma cobertura de amendoins picados que lhe dão um gostinho e textura ainda mais magníficos.

2. KHAO PAD (ARROZ FRITO)

Khao Pad, ou arroz frito é um prato extremamente simples: arroz, ovo, cebola e algumas ervas. Pode ser acompanhado de galinha, vaca ou camarão. Pode ser feito dentro de um ananás (recheado) e fica simplesmente delicioso.

3. KHAO SOI

Khao Soi é um prato típico do Norte da Tailândia, é composto por pedaços de porco ou galinha cozinhados em leite de coco com caril. O caldo que daqui resulta é depois deitado por cima de noodles de ovo quentes  e coberto no final com verduras, rebentos e noodles frios.

4. KAI MED MA MUANG (GALINHA COM CAJU)

Este prato parece um prato chinês, mas não, é mesmo tailandês. Para além da óbvia galinha e o caju, este prato é também composto pelo famoso molho de soja doce, cebola, malagueta, cogumelos e cenoura. O seu travo doce faz com que seja bastante apreciado por quem visita este país.

5. PAD SEE EW (NOODLES FRITOS)

De fortes influências chinesas, o Pad See Ew é composto por noodles de arroz largas, molho de soja, alho, brócolos chineses, ovo e galinha, vaca, porco ou camarão. 

6. GAENG DAENG (CARIL VERMELHO)

É composto por uma mistura de leite de coco, carne e pasta de caril vermelho, com um toque de folhas de lima por cima. Basta pedir à parte um pouco de arroz branco e mergulhá-lo no caril. 

Collage_Fotor2.jpg

 

Espero que gostem e que se inspirem para umas maravilhosas férias na Tailândia 😁

 

Cumprimentos saudáveis,

15175450_10211532755061413_1171191621_n.jpg

Liliana Janicas

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.