Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Sugestão Saudável (85)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas 

 

10 Dicas Para Ficar Em Forma Em 2018

26828478_10215650194274820_1422749806_o.png

Estamos no início do NOVO ANO e esta é uma excelente altura para definir novos objetivos, melhorar hábitos alimentares, fazer exercício físico, emagrecer se tem excesso de peso, ser mais saudável e começar a colocar tudo em prática! Portanto, vou partilhar convosco algumas dicas para ganhar saúde, auto-estima e bem estar:

  1. Comece por definir aquilo que pretende! Escrever é uma excelente maneira de clarificar ideias e decidir o que é realmente importante para si e quais são os verdadeiros objetivos para 2018 mas, seja realista!
  2. Planear! Tenha um plano, se o seu objetivo é emagrecer, tenha um plano alimentar para seguir e atingir os resultados pretendidos. Convém também planear o deu dia e saber como vai fazer as suas refeições. Pode definir as refeições que vai fazer durante a semana no fim de semana e fazer uma lista com os alimentos que precisa, pois vai facilitar quando for às compras!
  3. Fazer uma limpeza na sua despensa! Evite ter em casa os alimentos que não são saudáveis, que são ricos em açúcar e gordura e que sabe que tem dificuldade em resistir, ex: bolachas, snacks, batatas fritas, chocolates...
  4. Ter sempre em casa alimentos saudáveis! Vá às compras para rechear a casa com alimentos bons, tente ter sempre fruta, salada e legumes, iogurtes naturais ou magros, queijo fresco, frutos oleoginosos, sementes, pão integral ou cereais, aveia, gelatina, ovos, peixe e carne magra...  Arranje um bloco para anotar sempre que acabar alguns alimentos para não se esquecer quando for às compras!
  5. Beber 1,5 a 2L de Água por dia! Algo  muito importante e muito difícil para algumas pessoas! Gosto sempre da ideia de beber duas garrafas de 0,5L de água, uma de manhã e outra à tarde, e depois beber mais uns copos de água ou chá! Há quem prefira a garrafa de 1,5L, aqui o importante é descobrir o que funciona melhor consigo! E evite sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. 

    26793507_10215650255316346_1878303509_n.png

  6. Saber escolher: A escolha é sempre sua! Nas consultas de nutrição tenho acesso a várias informações sobre os meus pacientes e constato algumas vezes que eles nem sempre fazem a escolha certa, mesmo quando a podiam ter feito, mas por várias razões (tempo, família, amigos, não querer que a pessoas saibam que estão a emagrecer) acabam por comer alimentos menos saudáveis e mais calóricos, que não vão ajudar a atingir os resultados! Pense sempre bem qual o seu objetivo e olha para os alimentos sempre com isso em mente!
  7. Evite as exceções, principalmente quando estas viram rotina! Também há sempre aquela ideia, é só hoje não tem problema, o problema é que quando o objetivo é emagrecer tudo o que come acaba por interferir nos resultados e muitas pessoas acabam por perder o controlo!
  8. Faça um diário alimentar! Se nem sempre consegue manter uma rotina alimentar, tente escrever tudo o que come durante 1 semana, pois muitas vezes só assim conseguimos ganhar consciência de tudo aquilo que andamos a ingerir! 
  9. Permita-se a um “erro” na semana. Muitas vezes funciona bem, manter uma rotina durante a semana e depois escolher algo que gosta muito ou fazer uma refeição “livre” uma vez por semana! Mas, cada caso é um caso, logo o que pode funcionar bem com uma pessoa pode não funcionar com outra!
  10. Seja persistente! Não pense que vai correr sempre tudo bem, é normal que surjam imprevistos e dias mais complicados, e que nem sempre consiga colocar em prática o seu plano!  O importante é manter sempre em mente os seus objetivos e seja persistente, pois se continuar os resultados vão aparecer! E todo o esforço vai ser compensado! 😁

 

Cumprimentos saudáveis, 

15175450_10211532755061413_1171191621_n.jpg

Liliana Janicas

 

6 comentários

Comentar post