Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

Sugestão Saudável (80)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Mindful Eating

 

Podemos traduzir o título para: “Alimentar-se de forma consciente”!

24740018_10215333153108989_1204503228_o.png

 

Percebo que hoje em dia nem sempre é fácil fazer as melhores escolhas alimentares, há muita oferta, demasiada informação e nem sempre credível (por vezes até gera mais confusão que clareza), pouco tempo para a alimentação ou até por vezes falta de organização diária, que leva muitas vezes a escolhas rápidas e nem sempre saudáveis! O problema não é uma exceção semanal, o problema é quando estas escolhas menos saudáveis são diárias e já fazem parte da rotina. Aquele bolo, folhado ou salgado no café todos os dias, que quase pertencem aquela pequena pausa!

 

Com este post apenas pretendo que pare e pense... 

Como estou a alimentar-me? Como escolho os meus alimentos e as minhas refeições? Alimento-me de forma consciente?

 

Ganhe esta consciência, mude a maneira como olha e perceciona a comida. Aprenda a fazer as escolhas corretas, tente ir às compras com uma lista em que não falte fruta, salada e legumes frescos, os congelados também são uma boa opção para quando os frescos terminam. Aposte na prevenção! Mantenha hábitos alimentares saudáveis diariamente, leve pequenos snacks para os intervalos das refeições principais, tais como fruta, iogurtes, frutos secos, queijo fresco, ovo cozido.. Perceba se está mesmo com fome ou se é apenas aquela vontade de comer alguma coisa! Beba água sempre que tiver dúvidas ou até sempre que tiver fome, antes de comer! Se está ansiosa, deprimida ou com um problema aprenda outras estratégias que melhorem o seu estado atual, e não coma como solução para o problema, pois além de não o resolver, ainda lhe pode causar outros problemas de saúde ou ficar mais ansiosa e irritada por ter comido aqueles 3 bolos ou aquela tablete de chocolate. Tente ligar a algum amigo ou familiar, vá dar um passeio, faça meditação, leia um livro, oiça a sua música preferida e aproveite para cantar e dançar! Se tem excesso de peso adote uma alimentação que o vai ajudar a emagrecer, e a ganhar saúde, energia e bem estar!

24726842_10215333169909409_592192811_n.png

Aproveito para partilhar com vocês uma situação que aconteceu ontem em consulta, uma utente disse-me que já não se lembra de quando tinha tido este peso pela última vez (cerca de 70Kg), pois desde adolescente que tinha excesso de peso, na gravidez chegou quase aos 100Kg e já pensava que não conseguia emagrecer. Se tem sido um processo fácil para ela? posso responder que não, mas não tenho dúvidas que tenha valido a pena! Hoje falamos sobre a manutenção, sobre a sua alimentação de forma mais consciente e as suas recaídas, tentei explicar-lhe que ela já conseguiu muitas vitórias e vai conseguir manter o peso, mas é importante perceber que está num processo de mudança e que requer esforço diário! Apenas sei que a alegria e o brilho nos seus olhos são um resultado da sua conquista e fico muito feliz por isso!

 

Não se esqueça que é responsável pela sua alimentação e que esta está diretamente relacionada com a sua saúde ou com as suas doenças, e que mais vale prevenir que remediar! Coma com consciência, pense principalmente na composição nutricional do alimento, e não apenas no sabor e prazer imediato que aquela comida vai proporcionar. Não estou a dizer com isto que o sabor ou as suas preferências alimentares não são importantes, até porque não sou fundamentalista e defendo que a alimentação deve ser saudável mas diversificada e uma a duas vezes por semana pode ter direito ao seu “disparate” alimentar! 

 

Cuide de si, cuide do seu corpo e cuide da sua alimentação! Pratique uma alimentação consciente!

 

Cumprimentos saudáveis,

15175450_10211532755061413_1171191621_n.jpg

Liliana Janicas

 

1 comentário

Comentar post

A Blogger

Sigam-me

Follow my blog with Bloglovin Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D