Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

A Rapariga na Aldeia

Blog pessoal de uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade.

Sugestão Saudável (75)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

10 Estratégias para Ajudar o seu filho a gostar de fruta e vegetais!

23158412_10215044812420652_1108756078_o.png

“De pequenino é que se torce o pepino” 😀

 

Muitas são as crianças que não gostam de alguns vegetais, uns comem na sopa mas não querem comer no prato, outros não querem comer a sopa, outros dizem que não gostam de algumas frutas! Mas, podemos ajudá-los e melhorar esta situação e a tornar a sua alimentação mais colorida e saudável. Há pequenas estratégias que pode utilizar, sem os obrigar a comer, e que têm resultados bastante positivos a médio e longo prazo! Muito importante, seja firme, persistente e não desista!

Não queremos birras, muito pelo contrário, queremos que as refeições sejam momentos de partilha, interação positiva e alegria. Comer saudável deve ser sempre um prazer! A verdade é que o nosso gosto pode ser educado e alterado ao longo do tempo.

 

Então, aqui ficam 10 estratégias para aquelas crianças mais seletivas e com maior dificuldade em comer determinados alimentos:

 

1 - Deixe a criança participar na elaboração da refeição, por exemplo faça a sopa de legumes com o seu filho e explique-lhe que a sopa tem muitas vitaminas e minerais para eles ficarem mais fortes!

2 - Vá às compras com as crianças, eu sei que nem sempre corre bem, mas tente ir um dia com calma ao supermercado, ao mercado ou a uma horta para comprar os seus vegetais e fruta.

3 - Mostre referências positivas, por exemplo explique que o Cristiano Ronaldo faz uma alimentação saudável e que utiliza a sua alimentação para ter melhores resultados e marcar mais golos.

4 - Seja um exemplo, mesmo que eles digam que não gostem de brócolos (por exemplo) tente acompanhar a sua refeição com esse alimento e explique-lhe sempre as vantagens dos vegetais e frutas  na nossa alimentação.

5 - Confecione os vegetais de formas diferentes, salteados, no forno, estufados... exemplo: beringelas recheadas com carne picada ou alho francês e curgetes à brás!

6 - Experimente vegetais diferentes em dias diferentes, coloque pouca quantidade no prato do seu filho e fale um pouco sobre as vantagens de comer esse vegetal.

7 - Faça jogos com a fruta, salada de fruta, seja criativo 😀

8 - Apresente ao seu filho um prato colorido, torna-se mais apelativo e rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

9 - Comece sempre a refeição com uma sopa de legumes e tente variar as sopas, cremes ou com leguminosas por exemplo.

10 - Não desista, mas não obrigue a comer, vá pondo aquele alimento no prato de vez em quando e sempre numa quantidade pequena. Para experimentar a comer um pouco, pode utilizar por vezes um reforço positivo, exemplo: se conseguires comer o tomate ou os brócolos, tens direito a um cromo ou um jogo a seguir à refeição (algo que ele goste muito, mas de preferência evitar as guloseimas/ doces!

23192340_10215044824660958_402924500_o.png

 

Cumprimentos saudáveis,

15175450_10211532755061413_1171191621_n.jpg 

Liliana Janicas

 

2 comentários

Comentar post

A Blogger

Sigam-me

Follow my blog with Bloglovin Follow

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D