Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Sugestão Saudável (13)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

Vamos lá beber água!

Aqui estão 8 boas razões...

agua casal.jpg

 

Não nos podemos esquecer que a água tem várias funções no organismo, daí ser tão importante beber água! Podemos arranjar várias técnicas/truques para bebermos água! Agora com o calor as necessidades aumentam, como durante o exercício físico.

Vamos lá então relembrar as principais funções da água:

 

- Mantém a temperatura corporal estável. Evita problemas como a desidratação e o mau funcionamento renal. Além disso, elimina as substâncias nocivas.

- Contribui para uma boa digestão. A água contribui para a digestão de alimentos hidrossolúveis, como as frutas e outras fibras vegetais. Uma boa digestão permite uma boa absorção de nutrientes.

- Previne e melhora a celulite. Beber água melhora a microcirculação e evita a acumulação de toxinas, ajudando assim na inflamação das células (celulite). Além disso, a água hidrata os tecidos, purifica a pele e contribui para a drenagem natural.

- Mantém o vigor da pele. Os cremes conseguem atingir apenas a camada superficial da derme, já a água é capaz de hidratar as camadas mais profundas. As fibras de colagénio, também dependem da água para a sua renovação e bom funcionamento.

- Fortalece as unhas e o cabelo. A água é essencial para a hidratação e para o transporte das substâncias essenciais para a força e vitalidade das unhas e do cabelo.

- É um detox natural. A água é o melhor e mais natural detox do organismo, já que ajuda a eliminar as toxinas do corpo de modo eficiente e orgânico.

- Ajuda a emagrecer. O consumo de água aumenta a saciedade porque preenche “espaço” no estômago, e faz com que as pessoas ingiram menos quantidade de comida.

- “Lubrifica” as articulações. Toda a água que ingere ajuda a hidratar as articulações, o que promove uma melhoria no desempenho diário.

agua e calçoes.jpg

 

Sugestões

 

1 - Beba 5 a 7 copos de água por dia. Pode tentar beber um copo de água a cada hora. Também pode utilizar a técnica de 2 garrafas de 0,5L ou 0,75 uma durante a manhã e a outra durante a tarde.

2 - Pode colocar lembretes do telemóvel!

3 - Esteja atento à cor da urina, se estiver mais escura é um indicador que precisa de beber mais água.

4 - Coma alimentos ricos em água (sopas, frutas e vegetais).

5 - Pode beber infusões sem açúcar se preferir água com sabor.

 

Geralmente aconselho 1,5L a 2L água por dia, mas as necessidades variam consoante a prática de exercício físico, a temperatura ambiente e o tipo de alimentos ingeridos. Observe também se elimina a água que ingere, isto é, tente perceber se não faz retenção de líquidos. Também pode acontecer, por vezes, quando está mais calor e as pessoas bebem mais de 3L de água por dia.

 

Cumprimentos saudáveis

DSC04370.JPG

Liliana Janicas

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.