Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Sugestão Saudável (10)

Post escrito pela nutricionista Liliana Janicas

 

7 Recomendações para uma alimentação saudável

DSC04371.JPG 

Hoje vou partilhar 7 recomendações que fazem parte de uma alimentação saudável, que vocês certamente conhecem, e que eu tento seguir no meu dia-a-dia. A verdade é que há dias mais atribulados e acabamos por falhar algumas, mas vamos tentar que seja uma exceção e não uma regra!

 

1- Ingerir 1,5L a 2L água/ dia


2- Evitar estar muitas horas sem comer. Fazer as 3 refeições principais (P. Almoço, almoço e jantar) e comer 2 ou 3 refeições intermédias.


3- Evitar fritos e guisados. Dar preferência a cozidos (ao vapor ou em água), grelhados, estufados, assados e salteados (apenas com um fio de azeite, alho e coentros/salsa).


4- Comer 2 a 4 frutas/dia


5- Comer sempre salada/ legumes ao almoço e jantar. Sopa, sempre que possível!


6- Evitar/ reduzir o consumo de açucar e alimentos açucarados (bolos, doces, guloseimas, refrigerantes, sobremesas, – 1 a 2/ semana)


7- Variar o máximo!! Quer nos alimentos, quer nas confeções!


Claro que existem mais recomendações, mas hoje apenas quero que pensem sobre estas 7 e que, se possível, as coloquem em prática. 

Alimentação-saudavel.jpg

Todas as recomendações são importantes, mas a última é de extrema importância. Uma alimentação saudável deve ser uma alimentação variada, quer para conseguirmos um aporte mais equilibrado de todos os nutrientes, quer para evitarmos o risco de contaminações.

 

Por outro lado, se comer sempre os mesmos alimentos, tem uma maior probabilidade de se “fartar” desses alimentos, acontece nos planos, quando a pessoa quer emagrecer, em que muitas vezes come peixe cozido ou bife de perú e alface, passado um tempo, já não consegue ingerir essa comida!

 

 

Existem muitos alimentos saudáveis e podem ser confecionados de inúmeras maneiras, só temos de ter alguma imaginação!

 

Cumprimentos saudáveis
Liliana Janicas

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.