Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Rapariga na Aldeia

A Rapariga na Aldeia

Reunião de Pais e Reunião de Pai/Mãe.

Há informações que os diretores de turma (d.t.) precisam de passar aos pais e, já sabemos, as reuniões de pais são "o momento ideal". Muitas dessas informações vão para lá das notas de final de período dos nossos filhos (essas estão escarrapachadas nas paredes), estou a lembrar-me por exemplo de pedidos de colaboração dos pais nos diferentes projetos em que a turma está envolvida. Por mim, perfeito. Sou grande defensora da interação pais-escola. Acho importante eu saber quem "do lado de lá" está com os meus filhos assim como considero conveniente os professores saberem que existe um "lado de cá" interessado, atento e disposto a colaborar. Assim sendo, por norma, não falto a nenhuma reunião de pais, a não ser quando são as duas à mesma hora e em escolas diferentes! Aí já se sabe, sem o dom da ubiquidade, que tanta falta me tem feito desde que fui mãe de dois, lá tento arranjar a melhor maneira de não sair mal nas duas fotografias. 

 

Por outro lado, a verdade é que saio dessas mesmas reuniões de pais sem saber muito mais sobre o desempenho escolar dos meus filhos do que o que vem na folha de avaliação individual. E isso chega? Para muitos, certo é que chegará. Para mim, é cada vez mais insuficiente e por isso, a cada vez que o assunto merece, peço para reunir 10 minutos com o professor. Já me aconteceu duas ou três vezes ter de o fazer porque durante as ditas reuniões de pais não há lugar para individualizar, precisamente porque estão outros pais ao nosso lado, a ouvir o nosso diálogo com a professora. Situações que podem provocar desconforto a todas as partes envolvidas. E isto não é uma crítica. É um facto! 

 

Por isso, acho que os d.t. deviam manter as famosas "reuniões de pais" porque há efetivamente assuntos que interessam a todos os pais e torna-se mais fácil o professor informar de uma só vez. Mas, e sei que muitos já o fazem, acho que também seria bem proveitoso aderirem à ideia de "reuniões de mãe/pai" de dez minutinhos para nos passar informações sobre os nossos filhos e só sobre os nossos. Desta forma, chegaríamos a "reuniões de pai/mãe" bem mais vantajosas! Para todos! 

classroom-management-parent-conference.jpg

 

Fica a sugestão 😀

 

 Sigam o blogue no facebook AQUI e no instagram AQUI (@catiafilipasantos1)

2 comentários

Comentar post